Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Concorrência Justa ou Injusta

Cinema Hollywoodiano x Consumo de cigarro!?

É de impressionar qualquer leitor que se interessa por uma matéria sobre o consumo de cigarro. É de se assustar com a forma que a mídia sempre é culpada pelas consequências trágicas na vida do telespectador, como se o mesmo sempre fosse um ser puro e livre dos piores comportamentos. A verdade é que ele seria puro se não fosse apresentado aos meios de comunicação.


O jornal ´´Folha de S.Paulo`` do dia 22 de março (Dia Mundial da Água) trouxe no caderno especial ´´Folha Ilustrada``uma matéria sobre o consumo de cigarro presente nos mais diversos filmes hollywoodiano produzidos entre o ano de 1991 e 2008.
A reportagem de Eduardo Simões - apesar de muito bem trabalhada - nos faz pensar numa contradição e tanta. Contradição que envolve o próprio tabaco e outras questões que também deveriam ser reavaliadas no cinema. Enquanto é grande a preocupação com a imagem do cigarro sendo consumido nos filmes, personagens explicítam suas cenas de sexo, usam drogas, matam e fazem o diabo a quatro.
De acordo com uma pesquisa mostrada na matéria, o fumo está presente em 60% dos filmes americanos e isso contribui no consumo de cigarros por adolescentes. Então, quem não assiste filmes não sente vontade de fumar?
Não há o que dizer, basta a informação.
Talvez a culpa de que hoje muitos fumantes habitam nossa terra seja especialmente da mídia, em particular, do cinema ... já que o cigarro não seja usado em cena para caracterizar personagens e contextos, mas, para influenciar o consumo.
Adeus ao cigarro? Oh My God!

Nenhum comentário:

Postar um comentário