São diversos os autores e estudiosos que apresentaram, nas mais diversas áreas, os fatores que influenciam a nossa formação de opinião. Portanto, essa contribuição ocorre, naturalmente, através da nossa vivência cotidiana, da nossa experiência de vida e, sem dúvida alguma, pela quantidade de informações que possuimos pelos diversos meios e fontes.
Entre uma relação e outra, uma atitude e um comportamento, seja ele individual ou grupal, os fatores sociológicos e ecológicos se destacam por suas características e importâncias no desenvolvimento cultural e material que englobam nossa formação. Porém, um dos aspectos que mais contribui nesse processo de ''opinião própria'' está voltado, em grande parte, para os fatores econômicos.
O status (econômico) social, o nível de classe em que se encontra o indivíduo, a riqueza material que este possui, determina - quase sempre - a própria opinião e dos demais que se inserem no mesmo contexto. Incrível mesmo, é como as pessoas mudam as opiniões simplesmente pela influência econômica e como se sujeitam a padrões de opiniões apenas pelo fato de que - pensar de tal modo - significa pertencer a um grupo de nível elevado.
Pensamento capitalista? falta de informação e conteúdo? influência alheia? ignorância? Por que as pessoas deixam-se levar pelo pensamento ''financeiro''?
Nenhum comentário:
Postar um comentário