Informação e entretenimento. Basicamente são esses dois termos que nos faz pensar a produção em televisão. Os telejornais, por exemplo, mesmo apresentando um conteúdo mais sério e significativo no campo de reportagem e notícia, não dispensam as possibilidades de entreter o telespectador com assuntos diversos e nem sempre de grande importância social.
O entretenimento que aos poucos ganhou espaço nos programas de televisão, está hoje com uma nova ''cara'', um novo formato e um novo objetivo. Não se trata, portanto, de uma questão tecnológica, mas de interesse, de audiência e retorno econômico.
Pouco tempo atrás era comum ouvir ''Que triste, acabou o fantástico, acabou o domingo. Estamos bem informados''. Hoje, essa mesma tristeza divide opiniões entre o começo e término do programa. Uma parcela de telespectadores afirmam não mais acompanhar as informações, devido a mudança que o mesmo adotou em notícias curtas ou grandes reportagens.
Entre as mais diversas opiniões sobre a realidade do programa, é difícil encontrar aquelas que acertem o porque desse novo contexto. No debate em sala, na aula de telejornalismo, algumas idéias apontadas mostram quais foram os caminhos tomados pelos programas mais diversos da televisão brasileira.
É preciso considerar todo um contexto de mercado em mídia. Pensar nas possibilidades de mudança que o programa obteve nos últimos anos, pois uma revista eletrônica - como é considerado o fantástico - não mudaria, por motivos simples, todo seu perfil de produção e conteúdo.
Se programas como o ''Pânico'' apresenta na maioria dos domingos uma audiência significativa, é necessário saber o que o público quer ver e busca nas noites de domingo. Talvez, a percepção fantástico volta-se para o entendimento de que telespectadores procuram, quase sempre, o entretenimento para as noites do final de semana.
Dessa forma, o entreter ganha cada vez mais espaço no programa. É participação com globais, cantores e até mesmo com anônimos. Entretenimento resulta em audiência e isso é o que mantém um programa em pé, independente de seu conteúdo ou produção. Mas o que ainda falta é trabalhar a junção entre informação e entretenimento, assim como faz o ''Domingo Espetacular''.
interessante
ResponderExcluirseguindo
^^
http://vagalnerdkawai.blogspot.com/
dificil de imaginar
ResponderExcluircomenta no meu
http://brasileiraodogattini2010.blogspot.com/
eu não gosto de tv :p
ResponderExcluir;*,
maiza
http://tricotandoa4maos.blogspot.com/