Considerado um dos principais meios de informação, orientação e diversão, o cinema é um reflexo geral do contexto social, de movimentos históricos e culturais, de tendências e termos que explicam sua relação com a realidade, com produtores, diretores e, principalmente, com o público que consome os diversos tipos de gêneros e subgêneros.
Apesar das inúmeras funções e significados fornecidos a esse mesmo público, pode-se dizer que entreter o espectador é uma das atividades mais comuns desenvolvida pela sétima arte. Portanto, divertir não é simplesmente criar uma sequência de cenas bizarras, recheadas com tortas na cara ou tombos exagerados.
Entre a diversão e o imaginário encontrado, por exemplo, na comédia e na aventura, é possível identificar alguns manifestos ou gêneros - como preferir- que se identificam entre si e, até mesmo, por caminhos diferentes oferecem emoções distintas, mas com o objetivo de convencer e trazer o espectador para outra realidade.
É o caso, obviamente, do Ilusionismo, do Surrealismo, da Animação, do Escapismo e dos Efeitos Especiais que - além do uso de técnicas específicas - ''fogem'' da realidade, vivem o sonho, transportando o público de seu cotidiano para o desconhecido, para o diferente.
São gêneros, movimentos ou tendências que contribuem no prazer utópico do espectador, no otimismo e na crença particular. Talvez, esteja aí o segredo do sucesso das comédias, dos filmes científicos e de todaa ficção.
imagem1: Ponte para Terabitia
imagem2: Fantástica Fábrica de Chocolate
imagem3: Avatar
Fonte:
...Ismos - Para entender o cinema.
Leitura e interpretação
de Saulo José.