Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

domingo, 29 de maio de 2011

Triste, mas perfeito:


 Se alguém me perguntasse hoje qual foi um dos melhores filmes que ja vi, diria - sem medo algum - que foi o extraordinário Flor do Deserto. Uma produção excelente que torna difícil dizer o que mais encanta nessa história impressionante. Talvez, minha admiração pelo filme esteja guardada nas leituras do passado, sobre essa mulher fantástica.
 ''Flor do Deserto'' não tem, particularmente, erros ou defeitos. O encontro entre roteiro, ficção, realidade, trilha sonora e direção fotográfica ''prende'' o espectador durante os 128 minutos. Liya Kebede, protagonista, está irresistível, encantadora e consegue - sem muito esforço - emocionar, questionar e nos fazer (re)pensar na própria realidade. Dramático e lindo. Forte e doce.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Presente Abigail Breslin:


 Abigail Breslin é, sem dúvida alguma, uma grande revelação da última década em Hollywood. Ainda criança, a pequena atriz conquista com seu talento, ousadia e originalidade em diversos filmes de sucesso. Se fosse brasileira, diria que Abigail Breslin é (ou seria) a escolha certa para viver Emília no Sítio do Picapau Amarelo. Mas este não é o assunto do momento!


 Com uma lista de filmes divertidos e dramáticos, entre eles ''Uma Prova de Amor'', ''Sem Reservas'' e ''Pequena Miss Sunshine'', Breslin também está em O Presente. De 2006, o filme não traz muita tranquilidade ao assisti-lo, pois expõe os diversos presentes ganhos através da felicidade, da dor, da personalidade e das próprias escolhas.


 Numa simples direção fotográfica, O Presente é - particularmente - uma auto-ajuda disfarçada de emoções e surpresas. Apesar da suposta ideologia ou ''mensagem'' (como definem) que transmite ao espectador, esta não é uma das melhores histórias e filmagens já produzida no cinema. Mesmo assim, consegue um espaço próprio na estante da sala.

domingo, 22 de maio de 2011

Dwayne Johnson em Faster:



 Traduzido para ''Rápida Vingança'', Faster é, particularmente, um dos melhores filmes de Dwayne Johnson (...O The Rock). Não somente pela atuação e personagem do ator, mas também pela ótima produção geral do filme. Numa direção fotográfica de alto nível, em alguns momentos criativa, Rápida Vingança tem ação, suspense, adrenalina e uma boa história.  


 Alto nível pelo fato de que, a maioria dos filmes desse perfil, não evoluem com frequência quando se trata de fotografia. Em Faster, as imagens contribuem o necessário para deixar o filme mais interessante e original. Billy Bob Thornton, Oliver Jackson-Cohen e Maggie Grace também estão no elenco.


 Quem gosta de ação e principalmente desse ator fantástico (Johnson), o filme é uma ótima escolha. Assassinato, coragem, objetivo, determinação e transformação fazem de ''The Rock'' um de seus melhores momentos no cinema. Afinal, sua individualidade ao atuar e viver Driver, mostra seu potencial e capacidade de convencer o espectador.

A ''velha'' comunicação:






quarta-feira, 18 de maio de 2011

Escapismo?

 Considerado um dos principais meios de informação, orientação e diversão, o cinema é um reflexo geral do contexto social, de movimentos históricos e culturais, de tendências e termos que explicam sua relação com a realidade, com produtores, diretores e, principalmente, com o público que consome os diversos tipos de gêneros e subgêneros.


 Apesar das inúmeras funções e significados fornecidos a esse mesmo público, pode-se dizer que entreter o espectador é uma das atividades mais comuns desenvolvida pela sétima arte. Portanto, divertir não é simplesmente criar uma sequência de cenas bizarras, recheadas com tortas na cara ou tombos exagerados.


 Entre a diversão e o imaginário encontrado, por exemplo, na comédia e na aventura, é possível identificar alguns manifestos ou gêneros - como preferir- que se identificam entre si e, até mesmo, por caminhos diferentes oferecem emoções distintas, mas com o objetivo de convencer e trazer o espectador para outra realidade.


 É o caso, obviamente, do Ilusionismo, do Surrealismo, da Animação, do Escapismo e dos Efeitos Especiais que - além do uso de técnicas específicas - ''fogem'' da realidade, vivem o sonho, transportando o público de seu cotidiano para o desconhecido, para o diferente.
 São gêneros, movimentos ou tendências que contribuem no prazer utópico do espectador, no otimismo e na crença particular. Talvez, esteja aí o segredo do sucesso das comédias, dos filmes científicos e de todaa  ficção.

imagem1: Ponte para Terabitia
imagem2: Fantástica Fábrica de Chocolate
imagem3: Avatar

Fonte:
 ...Ismos - Para entender o cinema.
Leitura e interpretação
de Saulo José.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sexo com humor:




 De filme em filme, o cinema brasileiro se destaca pela versatilidade dos temas, atores, histórias e cenários. Em ''De Pernas Pro Ar'', por exemplo, não foi diferente. Seguindo um humor bem brasileiro e um perfil de filmes como ''Se eu Fosse Você'' e ''Divã'', De Pernas Pro Ar conquista o grande público.
 A comédia estrelada por Ingrid Guimarães é, de certa forma, um marco para o nosso cinema. Pois, consegue debater sexo, relacionamento e cotidiano sem os estereótipos de outras produções e da televisão. Ingrid (Alice) prova, mais uma vez, seu talento com comédia e Maria Paula está linda e fantástica no papel de Marcela.
 Além de divertir, o filme é uma reflexão necessária sobre a importância da própria vida sexual. Sobre o prazer que a boa e natural sexualidade atribui aos demais aspectos pessoais. Nessa mistura de humor, informação e tesão, não tem como deixar de ver e rir com tudo que o filme tem pra ''dar e vender''. O elenco ainda conta com Bruno Garcia, Marcos Pasquim, Flávia Alessandra, Cristina Pereira, entre outros.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cidades Imaginárias:


 Natural de Salto (Uruguai), Martha Susana Rodriguez Planke traz à Caxias do Sul (RS) seu trabalho excelente. A artista utiliza recortes de revistas na criação de ''Cidades Imaginárias''. O diferencial de sua própria arte está no resultado que não é, simplesmente, páginas cortadas e recortadas. Mas, no modo como é feito esses cortes e colados ''um a um''...Numa técnica especial.



 







- Exposição: Cidades Imaginárias
Local: Casa da Cultura
Caxias do Sul (RS)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Neutralidade:

 A suposta busca por uma vida melhor é, naturalmente, uma corrida desigual entre fortes e fracos. O sucesso - desejado pela maioria -  contribui em particularidades e sorte para alguns e no sofrimento ''maquiado'' para outros. Sofrimento maquiado? Sim. Não se trata de esconder rugas, espinhas e cravos, mas em aderir ao egoísmo e fingir ao próximo que o reconhecimento está chegando. Bobagem!
 Tudo se resume em desigualdade, em incorreções que preenchem o cotidiano. É rico se apropriando mais e pobre parando faculdade por falta de dinheiro. É a influência beneficiando as figuras da moda, as celebridades e os empresarios. Em outro mundo, bem próximo, é baixa renda se apertando em ônibus e fazendo prestações na loja de roupa e móveis.  Quantas diferenças. Porém, nada estranho.
 Em meio a tantos problemas e dificuldades ''esquecem'' do principal. Nem sempre a restrita condição financeira (que gera grande preconceito) explica a felicidade de alguns. Nem sempre a busca pela felicidade se faz encontrar o feliz. E, por isso, a neutralidade prevalece. Quando ocorre, o dinheiro passa a ser objetivo para qualquer meio e evolução.
 Seguindo, as dificuldades permanecem, o pagamento contado também, as dividas na mesma, as vontades aumentam. E a energia se encontra no desejo de conhecer, provar, aprender e saber, pois, somente dessa forma é possível sair da tal neutralidade.

Ismos, para entender o cinema:


 Aos apaixonados e interessados pela sétima arte há, com toda certeza, uma ótima opção de conhecimento, informação e entretenimento. Numa espécie de relato ou ''resumo'', como preferir, Ronald Bergan produziu ''...Ismos - Para Entender o Cinema''. Com ótimas fotografias e uma sequência de tópicos, o livro abrange uma eternidade de assuntos referente ao tema.
 Porém, falar de um desses tópicos não é uma boa escolha. Afinal, são tantas informações, fases e gêneros que seria um pecado abordar a comédia pastelão e esquecer, por exemplo, do terror, do ilusionismo, do catastrofismo, entre outros. Uma boa dica para quem gosta e admira um dos principais meios de informação.

domingo, 8 de maio de 2011

Procurando:

 Quem souber onde locar ou comprar, avisem! Um filme ótimo. Porém, nunca encontro. Traduzido para ''Pecados em Família''.

Sugestão:

 Mesmo com o sucesso de Cisne Negro, não tem como esquecer de Natalie Portman em ''As Coisas Impossíveis do Amor''. Ao tratar de temas simples como a vida e o amor, o filme consegue ser complexo pelas dificuldades de relacionamentos, seja ele amoroso ou familiar.


 As Coisas Impossíveis do Amor é um tipo de filme que ensina a viver uma relação. Independente, é claro, de sua natureza.  O elenco que também conta com Lisa Kudrow e Scott Cohen, consegue manter o espectador ligado em toda a história e, obviamente, nas revelações pessoais.


 A fotografia urbana como cenário principal oferece um charme à história. O cotidiano preenche a angústia de cada personagem e as atuações, sem dúvida alguma, estão fantásticas. Portanto, comparar Natalie Portman em Cisne Negro e As Coisas Impossíveis do Amor, torna-se uma tarefa difícil.


 Particularmente, um trabalho excepcional do diretor Don Ross. Um drama que, apesar de lindo, emociona, ensina e nos faz pensar no próprio comportamento enquanto relação, parceria e divisão.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sem postagem:

 Ausente nas últimas semanas por problemas e necessidades pessoais. Volto em breve!

Saulo José.