Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Capítulo de hoje!


As críticas em relação as telenovelas brasileiras são constante em páginas de revistas, jornais e nos mais diversos sites que abordam temas relacionados a autores, atores e mídia de uma forma geral.    Parte dessas críticas nem sempre ganham o significado e objetivo que necessariamente deveriam abordar. Os mesmos autores e atores recebem, na maioria das vezes, destaque ao que não deveria receber. É roupa, calçado, bolsa, ''vexame'', namoro, casamento e separação.
 Em A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, o leitor consegue ter uma visão diferenciada das nossas novelas. O livro de André Bernardo e Cintia Lopes mostra, através de entrevistas com grandes autores da teledramaturgia, uma realidade pouco vista por nós, telespectadores. É claro, que é um assunto para quem gosta e se interessa. Os ''contra'' não estarão, obviamente, a favor de um tema que consideram fútil, desnecessário e desqualificado. 
 Autores como Manoel Carlos, Aguinaldo Silva, Silvio de Abreu, Glória Perez e Gilberto Braga participam de uma forma íntegra e sincera de perguntas e respostas. Falam dos altos e baixos da carreira, de atores, cenas e personagens prediletos. Falar desse livro e assunto não é apenas agradecer a quem me deu de presente ''A Seguir, Cenas do Proxímo Capítulo'', mas porque é um assunto de interesse muito pessoal, que faz pensar em várias possibilidades de estudos e profissionalismo. 
 Concordo que tenhamos histórias e personagens desnecessários numa novela das 6, das 7 e das 8. Concordo também que a beleza e o corpo sarado não funciona como garantia de estar na telinha. Não é atoa que uma Glória Pires ganha disparado de uma Priscila fantim (risos). Ao contrário do que muitos pensam, ''novela pode sim educar, ensinar e orientar''. A grande questão é que o telespectador têm que estar preparado para a orientação que ela está disponível a fazer. Não se pode agarrar totalmente a uma cena ou história e acreditar que na realidade ocorrerá da mesma forma. ''Não é, portanto, a novela em si que manipula, mas a falta de conhecimento que o telespectador apresenta diante da ficção''. 
 Aos interessados, ''A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo'' é bonito e nos faz relembrar épocas em que cada novela marcou o nosso cotidiano. É válido, é conhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário