O programa Ao Ponto da Tv Cultura desse domingo ''colocava na roda'' o debate sobre a questão da sexualidade na adolescência. O assunto que também foi focado em outros importantes temas, como o da aids, apresentou algumas discussões necessárias, mas nem tanto fora da obviedade. A participação do cantor Júnior - da dupla Sandy e Júnior - assutou um pouco, afinal, Júnior Lima não é a melhor figura pra participar de um programa educativo (com todo respeito ao cantor e queridos fãs).
Quanto ao programa, a abordagem sobre a questão da aids no contexto dos jovens brasileiros nos faz pensar seriamente na realidade, problemas e, talvez, nos ''erros'' que a maioria dos jovens e portadores do vírus cometem na relação entre o desenvolvimento e a sexualidade.
A relação entre o próprio corpo e a sexualidade não é, particularmente, um comportamento democrático e consciente por esses jovens. A informação, por mais escassa que seja, está em algum lugar ou momento da vida de cada cidadão.
Doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo, consumo do cigarro e de qualquer tipo de droga, não acontece exatamente pela ausência de informação, mas pelo distanciamento que as próprias pessoas causam entre a informação e os recursos oferecidos social e culturalmente.
Recursos, as vezes, simples e necessários para grandes cuidados. Os jovens falam tranquilamente sobre sexo, mas ao mesmo tempo se envergonham de pedir preservativos nos postos de saúde. Um comportamento que acarreta os mais diversos equívocos e consequentes problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário