Ao assistir ''A Caçada'', filme que acredito ser bastante interessante para qualquer estudante de jornalismo, tomei a decisão de analisar - a partir deste - como nós jornalistas somos representados nas mais diversas histórias e produções cinematográficas. Anuncio, portanto, o início de uma ''sessão cinema'' por quem não estuda cinema, faz jornalismo, admira a sociologia e admira a história.
A Caçada dirigido por Richard Shepard abriu caminho para estudos e análises próprias embasadas, ora na curiosidade e no gosto pelo tema, ora no conhecimento acadêmico, nas leituras de revistas, livros e jornais. Há também uma contribuição dos diversos programas televisivos sobre cinema, os quais em algum momento ''fomentaram'' o questionamento e a curiosidade pela atividade jornalística abordada no cinema.
Entretanto, a história com base em fatos reais impressiona ao mostrar varios lados da profissão de um profissional do jornalismo. Como jornalista, algumas observações tornaram-se óbvias, talvez corretas e fieis a nós profissionais.
O filme que se inicia com a presença de dois jornalistas na cobertura de guerras e entre elas, uma específica guerra na Bósnia, ganha proporções inevitáveis a aborda alguns dos mais importantes temas do jornalismo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário