O que as pessoas sabem sobre a função do ''jornalismo'' ou do ''jornalista'' não passa, na maioria das vezes, de definições carregadas pelo senso comum. Ora, o jornalista é comparado apenas com quem ''da'' e ''cria'' notícias, ora por aquele que carrega um microfone e lê muitos livros. Não bastasse as mais simples e óbvias definições destinadas aos profissionais da comunicação, para que outros equívocos ''frente'' ao jornalismo fosse encontrado e apresentado como definição e compreensão da atividade jornalística.
Dentro dessa perspectiva, a curiosidade e o impulso por descobrir o que as pessoas pensam sobre nós jornalistas surge como objetivo de uma nova pesquisa, em que as análises e comprovações que autores já utilizaram para ''decifrar'' o jornalista servirão como embasamento de um trabalho pessoal, voltado para o reconhecimento que pessoas de diferentes classes apresentam sobre o jornalista.
Se a confusão entre jornalista e artista ainda é existente ou se tal é considerado as celebridades da notícia, é porque a sociedade, parte dela, ainda não compreendeu a função social do jornalismo. Função que não se resume no acompanhamento do microfone, do rostinho bonito na tv e de um autógrafo na rua.
E você como define a função social do jornalismo ou, como preferir, do jornalista?
Nenhum comentário:
Postar um comentário