Com uma nova proposta para meu blog... Eu, Saulo José, inicio um trabalho particularmente interessante e curioso. Observar, entender e mostrar o que diferentes pessoas pensam sobre jornalismo é, portanto, minha nova tarefa. E olha que a proposta de trabalho é um desejo de anos...
Com tal objetivo, tentarei mostrar a cada semana um perfil desconhecido em que jovens, adultos, idosos e diferentes profissionais poderão demonstrar através de curtas entrevistas o que pensam sobre nós, jornalistas. O desenvolvimento desse trabalho vêm da curiosidade que tenho em saber porque o jornalista ainda é uma figura equivocada na sociedade.
Se muitos sabem que a função principal do jornalista é informar e correr atrás da informação, poucos conhecem o processo de profissionalismo, seriedade e respeito com a sociedade que o profissional deve apresentar. Desconhecimento que confunde o leitor-telespectador e, sem dúvida alguma, contribui para erros e desvios entre jornalismo e sociedade.
Na diferença entre jornalista e artista, Heródoto Barbeiro e Paulo Lima em ''Manual de Telejornalismo'' afirmam que... Os jornalistas têm o compromisso com a notícia, buscam sistematicamente o que entendem ser verdade e desenvolvem suas investigações dentro dos parâmetros da isenção. O que dizem muitas vezes mexe com as emoções das pessoas, mas eles não representam nenhum personagem. Já os atores vivem da arte de representar. Fazem o melhor que podem para emocionar o público, mas no universo do entretenimento.
Após a afirmação dos autores... Digo, sem medo algum, que ainda há pessoas que confundem jornalistas com celebridades. O que causa tanta complexidade no contexto da informação? Especificamente, do jornalismo!?
Dessa forma, inicio este trabalho numa rápida entrevista com Gabriel Méndez Piccoli, 16, estudante do ensino médio e que pretende cursar jornalismo assim que entrar na faculdade. Veremos algumas de suas opiniões e o que esse futuro jornalista propõem para nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário