Não é de hoje que venho defendendo o cinema nacional em minha página. Produções, atores, cineastas e histórias brasileiras que à cada estréia surpreende o público e conquista lugar nas telas do cinema. Entre tantos filmes produzidos, assistidos e sujeitos às críticas, positivas e negativas, tenho que destacar aquele que considero uma das melhores produções. Verônica!
A personagem central que ganha vida com Andréa Beltrão - uma das melhores atrizes brasileira em teatro, novela e cinema - emociona e prende a atenção do telespectador com sua história integralmente comum em nossa sociedade. Verônica... Humana, professora, problemas com família, ex-marido e dificuldades de sobra, depara-se com a novidade da vez: o apoio, o cuidado e a suposta ''adoção'' de obrigação a um de seus alunos.
Ao assistir o filme é interessante perceber as diversas relações que envolvem uma única personagem. Primeiramente - e isso é inevitável não perceber - a condição em que Verônica, enquanto professora, enfrenta no dia-a-dia. Uma realidade, que apesar de ser comum na sociedade brasileira, quase nunca é mostrada nos veículos de comunicação, nas apostilas escolares, nas novelas, nos jornais... Na mídia como um todo.
Quando abordadas, nem sempre ganham a importância necessária. Como o recente caso do jovem que pintava uma parede da escola pichada por ele mesmo. A punição resultou em cobrança desnecessária à própria professora. Questionando sobre os direitos do menor de idade, foi esquecido de cobrar o respeito e educação que o mesmo deveria ter com professores e colegas.
Portanto, Verônica nos faz pensar nesse tipo de realidade. Situações, as quais, aparentemente parecem simples e confortáveis, mas que envolvem todo um processo de preconceito, exclusão e desvalorização com o próximo. Além de Andréa Beltrão, o filme dirigido por Marcelo Farias conta com Marco Ricca, Flávio Migliaccio, Aílton Graça e Matheus de Sá.
Particularmente, não só os consumidores do cinema nacional, nem apenas professores... Como todos brasileiros deveriam assistir ao filme. Verônica impressiona e nos faz pensar... Ação, a qual, é a mais importante de todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário