Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

- Gravando:


O livro que ganhei ainda no ano passado serve como entretenimento nos dias cansativos e pacatos. Duas amigas me presentearam com ''A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo''. Já na apresentação, percebemos que o livro não é apenas uma entrevista com os principais autores de telenovela brasileira, como também um registro histórico da arte de fazer telenovela.
Entre uma página e outra, encontramos curiosidades dos bastidores, de cenas e personagens. Os diversos discursos, revelações e afirmações nos mostram, sem dúvida, o lado curioso da ''história'', do conjunto televisão, da indústria que produz novela no Brasil.
É claro que A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo não é um livro que qualquer pessoa se interessa. Afinal, são os fãs de telenovela (como Saulo José) que, naturalmente, aproveitam esse tipo de conteúdo. Mas, não quero falar do livro como um todo. Quero dividir uma resposta da autora Glória Perez que, particulamente, é um dos melhores momentos das entrevistas.
Ao ser questionada sobre como se sentia com o rótulo de louca atribuída pelos jornais, Glória Perez responde:

''A televisão brasileira é respeitada no mundo inteiro, mas infelizmente ela não produziu críticos à sua altura: a maioria daqueles que escrevem sobre televisão não gosta de televisão. Continuam fiéis à velha idéia de que intelectual gosta de cinema, e que televisão é coisa menor.
Escrevem sobre as novelas sem esconder o incômodo que isso lhes provoca, fazendo questão de deixar claro que estão capacitados para coisas muito mais importantes. Há muitos estrangeiros interessados em estudar fenômeno que são as novelas brasileiras e, no Brasil, de modo geral, os que se interessam pelo assunto são geralmente acadêmicos, e não críticos''.


- A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo
Gloria Perez
Pg.134

Nenhum comentário:

Postar um comentário