Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Cinema é?


É interessante e ao mesmo tempo estranho perceber como as pessoas selecionam os filmes que estão em cartaz no cinema. Digo isso em relação aos telespectadores, ou seja, como escolhem o filme para assistir. Há problemas, talvez equívocos.
O cinema não recebe, geralmente, uma caracterização cultural dessas pessoas, nem sempre é identificado como a representação de um acontecimento histórico ou da própria arte criada.
Emir Sader na edição de Novembro da Caros Amigos estabelece uma reflexão bastante interessante, em que a própria pipoca ganha mais destaque que o próprio filme. Identificar a relação que as pessoas estabelecem com as grandes produções do cinema não é uma prática rara, mas frequente e superficial.
... Que tal assistir o filme de estréia com o gostosão do Brad Pitt? Nossa, a Jessica Alba ta muito gata nesse filme. No caso daquele filme brasileiro eu assisti porque o Gianecchini arrasou.
O contexto cultural é deixado de lado. O ator(personagem) torna-se o centro das atenções, do espetáculo e do aplauso.
Nesse caso, ir ao cinema é proporcionar um conhecimento diferenciado de determinada história, ver aquele ator representado como um ser perfeito, (utilizar) a sala do cinema para um momento namoro ou - como diz Sader - comer pipoca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário