Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Que problema é esse?

Quem são os que têm menos chances no Brasil? Quem são os desfavorecidos? Qual a quantidade exata de brasileiros pobres e ricos? O que causa a desigualdade? Entre os pobres e ricos no país quem e quantos são brancos ou negros?
Não basta a desigualdade entre ricos e pobres para que também se encontre diferenças entre um grupo que apenas aparenta ser inteiramente igual. No caso dos pobres, ainda há a diferença entre ser um pobre branco e (ou) um pobre negro. E, é claro, aí vários elementos são apresentados.
Primeiro porque - e já há pesquisa em torno disso - o desemprego é maior entre os negros do que entre os brancos. Estes apresentam uma expectativa de vida superior ao do negro. Numa edição especial de Veja, publicada em 2002, a qual era específica sobre o Brasil, dizia-se que nossa sociedade era dividida em dois países.
Entretanto, o país dos brancos exibe características de país rico, já o dos negros indicava questões semelhantes das nações africanas. Mas e aí? Qual o principal problema? A pobreza ou a questão racial?
Um tema cansativo, devido, aos inúmeros debates, discussões, mas, que infelizmente ainda não foi resolvido.


Tenham uma boa tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário