Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

''Dia Rosa'' - análise:

O conteúdo desta postagem está relacionado ao ''post'' feito abaixo com o cartaz de campanha do câncer de mama.

A postagem abaixo se refere ao processo de ''persuasão'' e emissão da informação. A breve análise - feita para a disciplina de Opinião Pública - em que o conteúdo estudado aborda a comunicação na propaganda, nos mais diversos aspectos sociais e na prática de persuadir o receptor. Dessa forma, o objetivo foi analisar o informativo e considerar alguns detalhes básicos sobre o cartaz. Segue o que foi compreendido:

''Interessante é perceber como a persuasão nesse contexto atua como fator positivo''  


Público que deseja atingir: (a quem se dirige a informação).  

Mulheres que se ''enquadram'' no perfil necessário da informação. Aquelas em especial com mais de 40 anos ou mesmo com outras idades e que apresentem ''sintomas'' ou características do problema. As interessadas no assunto e na realização do exame é um passo a mais para o convencimento, para persuadir. 

Atitude ou comportamento que deseja mudar: 

O informativo tem como objetivo a ação de mulheres na realização do exame. Estimula um comportamento ''consciente'', de ajuda pessoal e ''preventiva''. 

O que deseja resolver/satisfazer: 

O acesso e realização do exame quando necessário, obrigatório e como prevenção do ''câncer de mama''. 

Observações:

''Ao analisar a informação (campanha) como um todo, é interessante perceber o quanto é fundamental conhecer o contexto apresentado e não se limitar apenas a uma parte da mensagem. Para quem desconhece tal contexto, o cartaz com fundo rosa não significa nada. É apenas uma cor ou uma ligação com o lado feminino. Entretanto, é preciso considerar que a campanha original se da como ''Dia Rosa''.

- Outro fator relevante que surge com a informação de mamografia é o uso da imagem de personalidades e/ou celebridades como apoiadores da causa. Ou seja, não temos o acesso às estatísticas, mas sim às experiências pessoais. Ana Maria Braga, Maitê Proença, a apresentadora Eliana, Bruna Lombardi e Vera Holtz são algumas das celebridades envolvidas com a campanha. ''Essas mulheres contribuem para que outras se sintam orientadas e convencidas de que é preciso a ''prevenção''.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário