Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Comunicação:

Final de tarde, no estágio e se preparando para a aula de hoje. Quinta-feira é dia de Opinião Pública, ótima matéria e, quase sempre, ótimo conteúdo. Um dos assuntos propostos para hoje trata da eficácia na comunicação. Querendo estar por dentro do assunto, elaborei um pequeno resumo para não chegar em sala sem saber nada do assunto. Segue abaixo algumas idéias: 

  O Animal Social

Dois caminhos para a Persuasão

O que é persuasão?
Ato ou efeito de persuadir.

Persuadir: Obrigar alguém a acreditar ou a executar alguma coisa. Convencer, induzir. Acreditar, convencer-se, julgar. Levar o convencimento ao ânimo de alguém.

"Receber determinada informação e pensar, refletir, questionar sobre ela só acontece quando o assunto informado parte de um interesse próprio. Nesse caso, a relevância da mensagem pode ser o primeiro passo para prender nossa atenção sobre ela.
Entretanto, há contextos em que mesmo o assunto sendo de importância e interesse pessoal, não nos agrada enquanto informação. Isso ocorre, talvez, pela distração do momento, ou mesmo, como conseqüência da forma em que a mensagem foi transmitida".

Richard Petty e John Cacioppo desenvolveram o Modelo de elaboração da probabilidade. Este, portanto, trata das circunstâncias em que seja mais provável o pensamento e o raciocínio das pessoas sobre mensagens captadas pela diversidade de fontes e meios. Os autores ainda sustentam a existência de duas vias para a persuasão, identificadas como: Via Central e Via Periférica.
A primeira fundamenta-se em argumentos sólidos, com base em fatos e números relevantes. Enquanto que a segunda – a via periférica – não tem como objetivo prender o pensamento de alguém, mas fornecer pistas para a aceitação dos argumentos, sem que o destinatário pense além do necessário.
A preocupação com a comunicação objetiva e eficaz, nos leva ao questionamento proposto no mesmo capítulo. Quais fatores cruciais podem aumentar a eficácia da comunicação? Os autores respondem:

Ao produzir uma informação no propósito de divulgá-la, é preciso pensar em três condições. Primeiramente, na fonte da comunicação (com quem se fala), em seguida na natureza da comunicação (como se diz) e por último nas características do público alvo (a quem se dirige a informação).

Obs: as informações foram postadas com base no livro O Animal Social de Elliot Aronson, editora Piaget, 1999. O assunto em específico, é abordado no capítulo 3 - Comunicação em massa: Propaganda e Persuasão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário