Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

sábado, 6 de novembro de 2010

Como se forma a Opinião Pública?

O texto abaixo é uma rápida explicação ''opinativa'' sobre a formação da Opinião Pública. Escrevi o texto na última aula da disciplina (Opinião Pública) relacionando-o com o conteúdo visto em sala e com as participações na mostra de ''Chevolution'' na sala de cinema da UCS e na palestra ''Tendências da Comunicação''.


A formação da Opinião Pública é um processo cultural, social e histórico. Nesse contexto, é possível apontar os aspectos da ''comunicação'' como principais meios de desenvolvimento da opinião, sendo eles: a controvérsia, o diálogo, o debate, o questionamento e a criticidade. 
A existência de tais comportamentos ou atitude individual e/ou coletiva, forma ou vem a formar, um público consciente e interessado nos fatos que acontecem. Dessa forma, consegue-se a prática do verdadeiro Jornalismo, o objetivo da Publicidade e as implicações das Relações Públicas. 
A exemplo disso, o documentário ''Chevolution - A História da Fotografia mais reproduzida no Mundo'' oferece uma realidade aceita - em determinado momento - como verdade única, principalmente num contexto em que há ausência de opinião.
Sem questionar e debater a informação como um todo, o telespectador aceita de modo passivo o que lhe é passado, crendo que o personagem principal é, sim, o herói, que sua ideologia política ainda se mantém em vigor e também pode ser comparado a ''Jesus Cristo'' (religião?). 


Ao assistirmos Chevolution, compreendemos o quanto o discurso e a imagem - através da persuasão - atinge objetivos específicos, ganhando a confiança e fidelidade daqueles que ainda não fazem parte do público: comportamento coletivo que engloba a preocupação com os vários lados da informação, com a reflexão e o diálogo entre diferentes idéias e informações.
Outra oportunidade que contribuiu para o conhecimento sobre Opinião Pública, foi a participação na palestra ''Tendências da Comunicação''. Com ela, conhecemos uma cultura diferente da nossa, podendo assim associarmos aos assuntos discutidos nas aulas.
Com o foco nas relações comunicacionais da empresa ''Vale'' em Moçambique, surge a relação entre o tipo de sociedade que se insere a empresa e as diferentes atuações da comunicação: jornalismo, publicidade e relações públicas. 
Sendo assim, é necessário que o profissional conheça o contexto em que se encontra e desenvolva seu trabalho de acordo com os problemas daquela sociedade, contribuindo para o conhecimento, com a informação necessária e na formação de públicos. 
Com essas experiências (que nós alunos participamos) é inegável o quanto nossa opinião - constituída pela informação e comportamento de credibilidade - contribui para um posicionamento social e histórico. Através dessa formação, também é possível entender ''como, quando e para quem'' direcionamos a informação e o desenvolvimento de opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário