Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

domingo, 8 de março de 2009

Oh Dúvida cruel


Qual a principal tarefa do homem em sua passagem pelo mundo, pela história e pela sociedade? Eis a dúvida cruel. Em sua última entrevista, Paulo freire declara que ´´a grande tarefa nessa passagem é simplesmente a briga constante e permanente pela busca do ser mais.``
Portanto, declarados numa sociedade capitalista, movimentada pelo dinheiro, pela aparência e pela maquiagem (a qual não me canso de repetir), o que é a constante busca pelo ser mais? É lutar pela casa própria? Pelo carro do ano? Pela boa roupa de marca? Pelo bom emprego? Adquirir conhecimento e cultura? Buscar reconhecimento profissional? Eu diria que tudo completa essa permanente busca pelo crescimento próprio.
Se todos os elementos apresentados anteriormente refletem um lado da satisfação individual de cada cidadão, qual o reflexo do crescimento pessoal em relação ao próximo de cada um de nós? Não vejo, não sinto, não encontro. Disso, acredito que o mundo caminhará sempre na individualidade.
Assim como a professora e Doutora Luzia Deliberador sempre realça que nada pode ser subestimado, a esperança também é a última que morre. Talvez, a realidade mude quando a busca pelo próprio crescimento seja intelectual, histórica e cultural. Enquanto isso, continuemos a buscar apenas o próprio carro, nossa casa e nossa boa roupa, afinal, seria tamanha mentira dizer que nada disso agrada ao homem. E como agrada.
Continuemos a rotina de trabalho, a sentar na sala de aula todas as noites, a comprar uma calça nova no sábado, a sentar numa roda de bar e discutir o que os felizes querem discutir. Felizes porque realmente gostam do que fazem durante a semana, durante todos os dias e todas as noites de sábados. Assim, caminha a humanidade. Assim caminham os mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário