Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Vila Olímpica: o elefante branco de Maringá


O uso inadequado do espaço esportivo por pessoas comuns
prejudica os atletas e treinadores


Saulo José
Inaugurada em junho de 2008 com o objetivo de incentivar o esporte local, oferecendo maior qualidade e valorizando os esportistas da cidade e região, a Vila Olímpica ainda é assunto de contradições. A grande questão é o uso do complexo esportivo que acontece ao mesmo tempo por treinadores e pela comunidade em geral. Pontos positivos se divergem pelo fato de ter sido feito uma inauguração com a Vila incompleta.
Dessa forma, o espaço reservado principalmente para os esportistas amadores que necessitam de equipamentos profissionais e de um ambiente específico para treinamentos e competições vêm sendo caracterizado como uma nova área de lazer para os maringaenses.
O problema não é o acesso que muitos moradores comuns têm em relação ao espaço esportivo, mas a forma como utilizam o ambiente. Para a estudante de Ed. Física Nayara Malheiros Caruzzo, 19, que usa o local para treinos todas as tardes, é difícil garantir cuidado quando o uso acontece por pessoas que não entendem e não gostam de praticar atividades físicas. “O que ajudou os atletas, não passa de um gasto perdido para aqueles que usam a Vila Olímpica apenas para passeio. O pior é que além de considerarem um dinheiro jogado fora, danificam os utilitários porque não sabem utilizá-los corretamente” completa a atleta.
Já para os skatistas que gostariam de treinar e realizar competições, a pista de skate não está liberada para uso. Dois jovens skatistas que estavam no local e preferiram não se identificar, declararam insatisfeitos com a espera, e ao explicarem o porquê do impedimento, houve contradição. De acordo com um deles “os skatistas que vão treinar no local estão usando pistas improvisadas.”
Entretanto, mesmo com algumas insatisfações a Vila Olímpica é para muitos um espaço que faltava em Maringá, para os atletas maringaenses e para a própria comunidade. Segundo a Secretária dos Esportes de Maringá, Edith Dias, a criação do espaço – que é também uma criação histórico-política para o município – contribuiu enormemente não só nas particularidades esportivas, como também no desenvolvimento da cidade.
“Os benefícios que a Vila olímpica oferece vão além da satisfação dos atletas. Com ela muitos eventos esportivos passam a acontecer em Maringá e isso reflete de alguma forma no desenvolvimento financeiro da nossa cidade. Por exemplo, para os próximos eventos que acontecem em maio já há muitos hotéis reservados, ou seja, está começando a aparecer o retorno do que foi gasto com toda a construção da Vila,” declara Edith.
Se determinados problemas atrapalham o funcionamento diário dos treinamentos, o que se espera é a resolução rápida e necessária de organização e melhores cuidados com o local, principalmente pelos próximos eventos que deverão acontecer nos próximos meses em Maringá, como os Jogos Abertos Brasileiros confirmados para o mês de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário