Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ser um ético moralista?


Algum tempo atrás eu ouvia dizer que determinado comportamento negativo ou uma ação desastrosa era, por um ponto de vista, algo anti-ético. E eu lá sabia o que era ser ético? Até então não reconheceria a abrangência do tema desconhecido. 
Algum tempo atrás, ouvia-se dizer em... Tal pessoa não têm moral. O que eu podia imaginar por moral? A única idéia presente dos termos é que algo estava relacionado as atitudes de tal sujeito. Com o tempo e com o conhecimento adquirido nos estudos já se é possível sentar numa roda de amigos, de estudantes, de interessados, do boteco e dar minha própria opinião sobre o assunto. Hoje posso afirmar que a ética e a moral nem sempre me agradam e nem sempre estão presente comigo, até porque errar é humano. Com a mesma certeza digo que são mais do que apenas dois termos para se estudar na academia, nos livros e pesquisas.  
Pela segunda vez, numa sala de aula, ética e moral me ocupam. Mas o que seria essa tal ética e essa tal moral? Seria a moral uma composição de normas, valores e costumes de uma sociedade? Estaria presente nos mais variados aspectos sociais? Na política? Na economia? Na ciência? 
Se a moral se baseia na suposta ''organização social'' em que pessoas devem se apoiarem, Como a ética se encaixa num mesmo contexto? A ética define-se como reflexão crítica da moral, como forma de questionamento de determinada realidade, onde o costume, os valores e a própria cultura é interrogada.  Ética ou moral? Qual foi primeiramente estabelecida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário