Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ser jornalista


A leitura de determinados livros que discutem mídia e comunicação(de uma forma geral), imprensa e uma eternidade de assuntos específicos para o jornalismo, é algo - quase sempre - de importância para acadêmicos e interessados na área. As informações disponíveis sobre esses assuntos publicadas em diversos livros, artigos, jornais, revistas e televisão são ''um prato cheio'' aos afins.
 Dias atrás, por exemplo, eu havia postado aqui a imagem de ''Ser jornalista'' de Ciro Marcondes Filho. Devido ao trabalho e outras preocupações do cotidiano ainda não consegui concluir a leitura do livro, mas posso garantir que logo de início a produção proporciona o questionamento e a discussão de leitores sobre a realidade da nossa imprensa.
 Da nossa e da imprensa mundial. A percepção da nossa relação enquanto consumidores de informações e das verdades impostas pela mídia vêm à ''tona''. Afinal, boa parte de Ser jornalista nos faz pensar direto ao ponto: na linguagem enquanto barbárie do produto final oferecido por meios midiáticos. 
 A questão, entretanto, não chega a ser a ideologia transmitida, o favoritismo por um e a exclusão por outro, o ser alienado, a influência negativa, o mostrar e o ocultar, mas primeiramente uma condição de língua e frases. Nesse contexto, a linguagem passa a ser o principal problema do trabalho jornalístico, pois é através dela que os fatos serão representados. A verdade não é algo garantido e quase nunca questionado, mas criado por frases, por palavras escritas e colocadas na boca e no papel. 
 Ciro Marcondes Filho apresenta mais um trabalho indispensável, válido de conteúdo e de leitura. Ser jornalista pode ser lido por qualquer um que se interessa pelo assunto, principalmente por quem deseja ser um verdadeiro jornalista de credibilidade e que não faça de suas notícias apenas uma junção de palavras e frases.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário