Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

domingo, 12 de setembro de 2010

Tipos de Entrevistas:

 ''Ao assistir um telejornal ou um programa na televisão e na internet, temos em mente que as entrevistas mostradas ocorrem sempre de uma mesma forma. Um contexto de mídia em que o entrevistado responde as perguntas feitas pelo repórter ou apresentador. É comum vermos entrevistas nas ruas, estúdios e até mesmo aquelas inesperadas, onde o repórter - de certa forma - corre atrás do personagem/pessoa para conseguir informações''. 

O que não sabemos, talvez, é que as entrevistas são classificadas em tipos, cada qual apresentando características próprias. Na última aula de telejornalismo, falamos sobre o assunto e discutimos alguns contextos, exemplificando a prática. Para que você também entenda esse lado do trabalho jornalístico, segue alguns exemplos e classificações. 

Tipos de Entrevistas
  
Programada: Como o próprio nome diz, se refere à entrevista agendada, onde o entrevistado já está informado de quase tudo que será abordado na gravação. Além do horário, dia e local, o personagem principal da entrevista pode ter acesso às informações mais concretas e específicas do encontro com o repórter e/ou apresentador. 

Plantão de Rua: Ocorre quando o repórter fica à espera do entrevistado sem que o mesmo saiba. Nesse tipo de entrevista, é possível aguardar frente à residência, por exemplo. O caso Nardoni mostrava sempre a prática de entrevistas como a de plantão, quando repórteres de diversas emissoras esperavam o casal sair do apartamento para ter novas informações sobre o caso. 

Com testemunhas oculares: Entrevistas com pessoas que presenciaram o fato. Portanto, é preciso muito cuidado e, preferencialmente, buscar fontes oficiais. Num acidente, por exemplo, pode haver pessoas que estavam no local e no momento em que tudo aconteceu, mas como garantir que está falando a verdade?

Enquete: Onde entra o tal do ''sim'' ou ''não''. Até mesmo, Quem vai morrer na novela Passione? Nesse contexto, é interessante para o repórter abordar o entrevistado de imediato, sem que ele pense muito pra responder. Abordar, explicar e depois entrevistar talvez não seja o melhor caminho quando se quer uma entrevista de enquete. 

Coletivas: Envolve um grande número de jornalistas num mesmo local. Geralmente com assuntos importantes, sendo uma entrevista organizada, em que o encontro da imprensa é preparado. 

Em estúdio: Programas com várias entrevistas. Programa do Jô e da apresentadora Marilia Gabriela. Quando o entrevistado têm um espaço dedicado somente a ele, com um ou mais blocos do programa.  

2 comentários:

  1. muito bom meu amigo!!!
    o blog continua show!!
    abração
    http://legaljunior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Pois é, são alguns assuntos e teorias adquiridas na universidade. É sempre bom dividir, náo é? Por mais que possa ser um assunto batido.

    ResponderExcluir