Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Cegueira

Ao assistir Ensaio sobre a cegueira, confesso, ter me surpreendido com a capacidade que o filme estímula nosso modo de ver a realidade. Uma nova capacidade, onde o mundo nunca mais será o mesmo.
Olhar para nossa realidade de forma diferente. Não só por ser diferente. Mas, como disse meu colega Wilame Prado em uma das suas crônicas ... olhar conscientemente para o todo. Pelo menos foi o que entendi ao ler Cegueira da Consciência.
Ensaio sobre a Cegueira é impressionante porque saber tocar exatamente no ponto fraco do ser humano. Na desvalorização que atribui as diversas ´´coisas`` ao seu redor. As coisas, por mais simples ou complexas que sejam, deixam de apresentar importância fundamental no crescimento do homem. Passam apenas a uma condição de complemento no cotidiano da vida de cada um.
O pensamento, o comportamento e a escolha voltam-se para uma questão predominantemente individual. Ou seja, os olhos permanecem abertos enquanto o que está na frente do homem beneficia apenas ele. Dessa forma, o mal da cegueira acontece quando é preciso olhar as necessidades, as dificuldades ou problemas do próximo.
É claro que não se deve falar em cegueira de uma forma especialmente ampla. Sejamos um pouco otimistas. Cegos estão para o bem, para a confiança, para a vida, para a polítca, para o conhecimento, para a cultura, para a mídia, para a fome.
Ser cego na ocasião é não enxergar, não pensar, não refletir. É apenas seguir, copiar, assemelhar, aprovar a histórinha da maquiagem. E você pergunta, como mudar ?
Como disse Wilame Prado:

... ´´ às vezes uma grande tragédia pode servir como alerta, como a única maneira de se conseguir abrir os olhos.``
Talvez quando essa tragédia acontecer, seja tarde o suficiente para que cada um de nós se arrependa. Se arrependa da cegueira.
Ainda estamos em tempo, estamos apenas ensaiando. Que a cegueira não seja comprovada, legitimada.

Um comentário:

  1. é realmente na maioria das vezes nosa somos cegos p varias coisas...
    Somos cegos p nossa realidade, p quem de fato nós somos e para onde queremos um dia chegar...

    ResponderExcluir