Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Dia nacional do troca - troca

O que adianta falar, estudar, discutir sobre preconceito, pobreza, desigualdade e dizer-se entendido de uma realidade bem diferente da que você vive na sala de aula?
É muito fácil comprar uma apostila e ler textos prontos sobre a fome no Brasil e no mundo. Mais fácil ainda é ouvir o professor comentar sobre as dificuldades que o jovem da periferia encontra para conseguir o primeiro emprego.
Mas e daí? o que um aluno do melhor colégio particular da cidade, que compra as melhores apostilas entende de fome e desemprego?
Dificilmente ele viveu essa realidade e o máximo que sabe são afirmações concluídas, verdades entregues. Esse mesmo aluno sabe apenas que ao encontrar um jovem com características semelhantes às apresentadas na aula, este, será inferior a ele. Inferior porque é pobre, porque não tem emprego e nem à escola vai. É difícil imaginar um aluno cheio de oportunidades, com consciência e crítica relevante sobre a condição de vida de um adolescente sem alternativas.
Entretanto, por mais que o assunto seja sério e possa render boa discussão ... que tal brincarmos, por um dia, de troca - troca?
Todos trocariam de vida, de meios, de ocupações e sentiriam no sangue a situação ( boa ou não ) do próximo. Quem teria mais força e resistência caso o filho do médico fosse filho do pedreiro? e se o filho do lixeiro fosse adotado por um dia pelo advogado? quem ganharia mais caso o dono do maior mercado da cidade fosse frentista de posto nesse dia?
Tudo por um dia. Um dia só de troca - troca, pois, conhecer ´´visualmente`` a realidade do outro não justifica lealdade e compreensão. Viver o outro, significa sentir e ter o bom e o ruím do outro.
Tocando no assunto ... o filme Escritores da Liberdade dá nos um pouco de clareza e sensibilidade do que realmente é saber sobre a vida dos excluídos, daqueles sem oportunidades. A questão é que o autor não proporciona tal reflexão através de suas próprias conclusões, mas, excita nos personagens ´´reais`` determinada exigência de conhecimento da realidade de cada um.
Num sentido mais brasileiro, criaremos o dia nacional do troca - troca. Que não seja no carnaval, pois, não queremos apenas fantasiar ricos de pobres e pobres de ricos. Temos que compreende-los.

2 comentários:

  1. Somente a educação moral e ética resolve o problema,

    ResponderExcluir
  2. Olha Saullo algumas atitudes que deveriamos tomar, muitas vezes fica no banco da faculdade, onde somos despertados para querer mudar o mundo, uma realidade um tanto quanto utopica, sabemos que existe o sistema, que ricos terão suas vidas de ricos e pobres na maioria das vezes serão pobres, alguns por sorte e esforço conseguirão ter uma condição melhor, outros continuarão sem perspectiva de melhora. É nós futuros jornalista, que apenas somos contadores de história da vida real e que por sinal, fica claro que não podemos mudar a realidade, apenas devemos ouvir os dois lados e tornar isso um grande espetáculo..
    Sabe Saulo eu gostaria que pudessemos mudar o mundo, brincar de troca-troca sim mais isso esta muito longe das nossas mãos..
    Na realidade este sistema é um circo onde os palhaços são as pessoas que sofrem todos os dias...

    ResponderExcluir