Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

''Goela Abaixo''


Aproveitando o sétimo mês do ano para determinar algumas escolhas de vida e profissional... foi preferível e relevante diversos tipos de observações sobre aquilo que quero e/ou considero por demais pacato. Entre as práticas variáveis e úteis, algumas são de interesse particular... quanto que outras abrangem um suposto interesse coletivo. 
 Com aquele tempinho de sobra que todos gostariam de ter nas supostas férias de inverno, eu afirmo que é um bom período para ficar em casa consumindo o que a televisão e seus canais nacionais e internacionais dispõem para nós... telespectadores. E olha que pra consumir tais conteúdos é necessário muita sabedoria. 
 Quando o emprego e o estudo consomem o ser humano durante o dia todo e não da ''brecha'' para que ele se sinta livre e com tempo de parar na frente da televisão, com certeza as consequências serão de uma baixa gravidade. O trabalhador que sai de casa logo de manhã e volta assim que o dia escurece... talvez seja menos afetado pelo impacto que a mídia causa na mente e na vida do ser humano. 
 O que torna mais relevante... Não ter tempo pra assistir televisão e manter-se desinformado? Não precisar trabalhar 12 horas ou mais e ter acesso aos jornais, novelas e programas diversificados? Dependo da formação humana, é preferível a desinformação. 
 É assustador o quanto a mídia brasileira - juntamente ao que é importado dos países de primeiro mundo - produz e empurra ''goela abaixo''. Triste mesmo, é saber que um número exagerado de telespectadores consomem e aplaudem os mais drásticos assuntos e discussões abordadas nessa mesma mídia.
Sensacionalismo e ausência de conteúdo sério e relevante é o que preenche ou falta na maioria dos programas e companhia.   A predominância do entretenimento e do destaque atribuído ao interesse de elite é mais que legítimo e tarefa das produções realizadas para um contexto bem diferente do nosso. Trata-se de uma linguagem de alta classe, a qual o público de uma forma geral não têm acesso. 
 A questão em destaque volta-se para a preocupação com a formação e desenvolvimento humano desses consumidores brasileiros. Afinal, estamos falando de Brasil... onde a pobreza não é mínima e o poder mantém-se nas mãos de proprietários e proprietários. 
 Da pra contar no dedo quais veículos trabalham com um jornalismo sério e de qualidade. Da pra contar no dedo quantas vezes a realidade dos excluídos é mostrada da forma como é. E quem se  interessa por uma realidade feia e mascarada se é muito mais prazeroso ouvir falar das últimas inovações tecnológicas? Michael Jackson, Felipe Massa, a filha que voltava da Disney, o fenômeno Ronaldo e... lucra mais a chamada mídia grande. Infelizmente, tudo desce ''Goela abaixo''. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário