Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009


Quem é ''O Povo Brasileiro''? O que caracteriza esse povo tão diversificado e ao mesmo tempo tão único? As diferenças regionais transformam o Brasil como um todo? 
 Darcy Ribeiro em um de seus trabalhos aborda a formação do Brasil enquanto povo, origem e contexto. O Povo Brasileiro é, de certa forma, um dicionário da nossa formação. Na busca por uma teoria sobre o que causou a existência atual dos brasileiros, o livro não só é gostoso de ler, como passa ser uma necessidade e prioridade de leitura a todos os brasileiros. 
 Entre um assunto e outro debatido no trabalho dessa figura tão importante para a representação do Brasil, Darcy Ribeiro fala sobre a diversidade cultural existente com as divisões regionais do país. Diversidade que mesmo representando algo específico de cada canto do Brasil, não impede de considerar nosso país como um único conjunto.
Ou seja, apesar do sotaque, dos costumes e dos gostos de cada região, toda a população brasileira participa de uma mesma realidade. Mesmo com regras sociais diferentes, toda e qualquer região se resume num sistema em que as leis são iguais em todo o país. Um livro obrigatório para aqueles que se consideram verdadeiramente brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário