Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Liberdade existe?

Quanto à aula de sociologia com o professor Raul Zermiani, é difícil acreditar que hoje realmente há liberdade ... Acreditamos numa liberdade supostamente ´´criada`` mas que de alguma forma nos prende sem percebemos ao cotidiano da vida. Se pensarmos de forma consciente e analisarmos o que a sociedade moderna nos oferece hoje, perceberemos que nossa ´´suposta`` liberdade é um ciclo. Um ciclo que, enquanto nos dá o direito de comprarmos nossa própria casa e nosso carro, nos prende a esses bens.
Entretanto, pensar na liberdade como ato de ir e vir não é um processo simples de se entender. É necessário perceber o contexto, as necessidades, as exigências e as oportunidades que podem ou não interferirem nossas preferências. Não basta querer ir, é preciso meios e, estes, nem sempre estão disponíveis a todo e qualquer cidadão.

2 comentários:

  1. O que é ser livre? Como o homem pode ser livre? Seria uma possibilidade utópica?

    Mal entendida, negada, almejada, sobretudo usurpada a liberdade sempre foi uma questão fundamental para a humanidade.

    Liberdade não implica em falta de educação, ninguém precisa ser inconveniente ao meio para conseguir ser livre, mas deve impedir que o meio seja inconveniente a si para roubar-lhe a liberdade.
    O ato livre é, necessariamente, um ato pelo qual se deve responder e responsabilizar-se. Porque sou livre tenho que assumir as conseqüências de minhas ações e omissões.
    Os animais irracionais não são livres, não são responsáveis pelo que fazem ou deixam de fazer. Ninguém pode condenar um cavalo que lhe deu um coice. O animal não faz o que quer e sim o que precisa ou o que se encontra determinado pelo instinto de sobrevivência para que continue existindo.

    A liberdade não é alguma coisa que é dada, mas resulta de um projeto de ação. É uma árdua tarefa cujos desafios nem sempre são suportados pelo homem, daí resultando os riscos de perda de liberdade pelo homem que se acomoda não lutando para obtê-la.

    ResponderExcluir
  2. A sociedade precisa de regras, portanto, a "liberdade" jamais será total. O direito de ir e vir onde bem entendemos e quando queremos só existe no mundo supra-sensível, mas essa, nossa sociedade não têm utilizado. A razão crítica do pensamento foi abandonada, o pensar pelo coletivo restou apenas nos livros e na cabeça de alguns socialistas que resistem em parte ao sistema. Alavancamos o crescimento da sociedade da aparência, e esquecemos todas as lutas que enfrentamos para conquistar a democracia e o estado de direito. Viva! ao tráfico de influências, viva! receber presentinhos a troco de indicaçãos, afinal, faz parte da cultura nacional, e o brasileiro está tão acostumado com esse tipo falcatrua, que ele nem se assusta mais, sua retina não sofre mais diante de situações que outrora seriam consideradas imorais.

    ResponderExcluir