Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

sábado, 15 de novembro de 2008

Onde está nossa identidade nacional?

Discutir cultura e identidade nacional aborda diversos aspectos relevantes e específicos de uma nação. Nesse meio, surgem elementos muito mais complexos e duvidosos que não envolvem somente cultura, mas, o conjunto cultural ligado ao conhecimento, a valorização e aos costumes locais ou nacionais. Surge também o próprio desenvolvimento da globalização.
Esta, dificulta o entendimento e a compreensão sobre culturas específicas, mostrando as consequências que globalização e mundialização trouxeram para as diversas sociedades.
Contribuindo com a intensa mistura cultural, já não se sabe o que é peculiar de cada país.
Palavras estrangeiras são adotadas, assim como o aumento de produtos e dos próprios alimentos importados. No caso específico do Brasil, chega a ser vergonhoso a desvalorização que os brasileiros(ou boa parte deles) atribuem a cultura brasileira. Pouco sabem sobre a própria nação e sentem orgulho por aprenderem outros idiomas.
A partir das conseqüências que a globalização causou no mundo, fica evidente a transformação do todo em um único sistema. Em meio a tanta semelhança ao modelo de vida e de consumo das sociedades contemporâneas, o grande problema é encontrar nossa própria identidade nacional, pois, sabemos que mesmo com o aparecimento de determinada aldeia global, ainda temos elementos específicos, somente do Brasil e que ainda não foram disseminadas.
Entendo locais que mantêm seus costumes e valores, como uma nação (ou parte dela) resistente aos avanços proporcionados pela modernização. Então pergunto, que tipo de nação ainda mantém sua originalidade cultural? o que dizer do modelo cultural brasileiro enquanto consumidor de coca-cola e vários outros produtos importados?
É claro que se aprofundarmos nesse debate estaremos obrigados a discutir assuntos mais complexos e culposos no processo de perca da cultura própria. Assuntos como as influências dos países de primeiro mundo e do poder avançado da mídia enquanto transformadora do modelo de vida de cada um de nós.

2 comentários:

  1. É realmente quando falamos em cultura muitas coisas são envolvidas, mas a ler sua pergunta "onde está nossa identidade nacional?" eu acredito que mesmo com tantas misturas de culturas estrangeiras eu acredito que muitos valores que tinhamos ainda mantem na sua verdadeira originalidade, logico que muitas coisas foram se perdendo com o tempomas nós ainda temos temos uma identidade de que somos brasileiros...

    ResponderExcluir
  2. A identidade cultural brasileira levará séculos para ser construída, mas será. Não importa o avanço do processo glabalizatório, o tempo irá criar um unico sangue e um pensamento unificado dentro do país, assim como ocorre no continente europeu.Outra fonte dessa "perda de identidade nacional" é devido ao nosso processo histórico, principalmnte ligado a aqueles que construíram nossa terra. Formou-se um povo miscigenado e advindo de várias culturas, onde segundo Ségio Buarque de Holanda nasce o jeitinho brasileiro. O terceiro e ultimo ponto está na educação. Nossa base escolar não possui formação humanistica, preparamos nossos jovens para o vestibular e para serem ricos. então, não falamos apenas na perda da identidade nacional, mas sim, na perda da alma.

    ResponderExcluir