Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

''Cultura Nacional''


Orgulhosamente brasileiro, sinto a necessidade em expor opiniões próprias sobre determinados comportamentos que contribuem com a desconstrução da cultura brasileira. Práticas, as quais, estão presente no cotidiano de cada ser que vive no país das belas praias, do carnaval e das mulheres fartas de curvas. É isso que os brasileiros afirmam que se dizem la fora...
 É assustador a realidade que envolve as poucas preferências de brasileiros pelo nacional. Escolha que trabalha os mais diversos aspectos, legitimando cada vez mais aquilo que Renato Ortiz chama de ''Mundialização da Cultura''. 
 Analisar a relação de pessoas das diferentes classes no nosso país com a produção nacional e ''importada'', é conhecer de perto a oportunidade que as mesmas oferecem ao que é mandado e comprado pelo Brasil. Em ocasiões específicas, o preconceito com a própria cultura é o que afasta esses brasileiros de uma nacionalidade, supostamente pura. 
 A preferência por trilhas internacionais chama a atenção da indústria cultural. O pop - que alimenta o entretenimento, a mentalidade e o consumo principalmente dos jovens brasileiros - ganha espaço numa sociedade que desvaloriza a música popular. Ouvir todo e qualquer tipo de música é uma forma de conhecer o diverso, talvez, outras culturas... O problema, volta-se para o tamanho do valor atribuído ao internacional. E isso vale para qualquer tipo de produção não brasileira. 
 Complicado, é saber que o samba, por exemplo, perde em questão de valor para as produções importadas. Infelizmente, ainda há no Brasil quem relaciona o samba apenas aos negros, classes inferiores e pessoas sem perspectiva de vida. Enquanto nossos grandes artistas são valorizados em outros países, outras culturas... Os brasileiros, em sua maioria, preferem a letra do funk, o ritmo do sertanejo, os clipes internacionais. 
 Se por um lado a música é referência da desvalorização cultural brasileira, por outro, vários elementos surgem dentro desse contexto infiel e envergonhador ao país da cidade maravilhosa. Teatro, cinema... nem sempre são ''vistos'' com o mesmo olhar e importância como nas décadas passadas.  
Hoje, tão pouco, é valorizado o trabalho do ator, a interpretação, o texto, a fotografia.  Grande parte do público faz culto as celebridades. Uma produção cinematográfica atinge grande número de bilheteria não somente pela história. Mas pela beleza ou polêmica que determinada celebridade causa nas diversas mídias.
São poucos os que pensam seriamente sobre tal questão. São esses poucos que aprendem o que se deve aprender enquanto arte e cultura. Quanto aos demais... Continuam e não buscam a mudança do aprendizado. Afinal... O que é mais válido na história do cinema brasileiro?  Uma interpretação sincera de Selton Mello? Ou a participação de cantoras como Beyonce em filmes... 

Um comentário:

  1. Mas aí depende do ponto de vista de cada um...

    Eu gosto de comprar trilhas internacionais, porque as nacionais muito frequentemente têm alguma merda misturada (pra 6 boas, tem um lixo sertanejo, um pagode etc.), por isso eu prefiro 99% das vezes as internacionais.

    ResponderExcluir