Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Novela informa?

A influência dos meios de comunicação sobre os telespectadores atribui os mais diversos aspectos e valores quanto à moda, cultura, costumes e consumo. As telenovelas, com grande produção no Brasil, fazem parte desse contexto de idéias e informações. Apesar das críticas, ainda é possível compreender o lado positivo que esse tipo de produção pode oferecer.

A novela, enquanto fonte de informação, não se limita apenas ao ''fútil e inútil''. Também não se restringe às roupas das personagens, às belas casas e ao luxo de vida mostrado frequentemente nos folhetins.
 
 
Ao tratar de temas polêmicos, ela consegue não só a audiência necessária como, de alguma forma, orientar e ensinar o cidadão. Quem não se lembra da jovem que enfrentava uma leucemia? Dos costumes e comportamentos indianos? De mulheres protestando pelos seus direitos? Do alcoolismo representado por diversos personagens? É claro que, nem sempre, se consegue abordar tão bem um tema complexo e atual.

Os assuntos que ficam na ''boca do povo'' são, em sua maioria, abordados na mídia, principalmente, nas novelas e telejornais. Por outro lado, entender um tema polêmico de uma trama não basta assistir, passivamente, todos os capítulos. Com novela, também é preciso interpretação, crítica e conhecimento da realidade.

Um comentário:

  1. Olá. Estou seguindo seu blog, acho que temos conteúdos em comum. Concordo com a maior parte do que escreveu nesta postagem. Acho que as novelas abordam temas polêmicos, muitas vezes, de maneira bastante didática. Concordo também que sobre a importância de haver uma noção interpretativa dos assuntos abordados, uma vez que os cenários/contextos nos quais os "problemas sociais" se passam na novela são extremamente diferentes dos da realidade. Famílias ricas, que têm dinheiro para comprar remédios e têm casas enormes, etc.
    Abraço
    Fanny

    ResponderExcluir