Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Portais:

Curiosidades:

''O Brasil é o país que mais permanece conectado à internet em todo o mundo''.

 ''E as redes sociais de recados (orkut), de mensagens instantâneas (como o Messenger) e de trocas de fotos (Fotolog e Flickr) foram os portais que mais contribuíram para isso.

''O orkut é a principal rede social do Brasil. Estima-se que tenha 27 milhões de usuários (sendo 60 milhões em todo o mundo).

Redes sociais ou comunidades sociais como são chamados, os portais verticais se formam pelos players como Orkut, Google, Facebook, My space/News e Fotolog. Portanto, o que explica a adesão de usuários às comunidades sociais?
Provavelmente, e pra isso há pesquisas comprovadas, que a suposta ''interatividade'' é um dos principais fatores para o crescimento de usuários, perfis e consumidores de serviços e produtos na web. O tempo gasto pelos  usuários na internet, divulgado pela pesquisa de medição do Ibope/Netratings aponta o Brasil como primeiro colocado na pesquisa, com 22 horas e 47 minutos. Em seguida vem França e Estados Unidos.



Não é surpresa para muitos internautas que, nós brasileiros, passamos grande parte do dia conectados em sites, redes, comunidades e portais. Infelizmente, grande parte desse consumo viciante não contribui para o crescimento pessoal, intelectual e profissional dos usuários. Pois, não há dúvidas que o uso da internet ocorre, não raramente, para o fútil e inútil lado da humanidade. Até então, sem grandes problemas... Vivemos na democracia e tal rumo nos leva a outros estudos e pesquisas.
De acordo com as informações sobre o destaque do Brasil no uso de redes sociais, resolvi abordar - de forma breve - alguns conceitos e características de portais. Assim, você que navega diariamente, também pode entender um pouco mais sobre páginas e conteúdos que visita. Vale lembrar que os estudos sobre o assunto são, obviamente, recentes e sem dados totalmente conceituais, pois a internet ainda está em processo de desenvolvimento, apostas e criações.

O que você entende por Portal web?

Portal Web pode se definir como uma entrada para a utilização de serviços na internet. Uma espécie de página principal (inicial) que oferece serviços diversos, produtos e idéias.

Portal transacional: Trabalha com ferramentas dinâmicas e divulgação de informação. Proporciona a venda de produtos e serviços on-line. Nos portais transacionais, o internauta/cliente utiliza de informação, orçamento, compras e avaliação de produtos.

Portais informativos: Oferecem uma diversidade de informação aos visitantes. É claro, que essa diversidade deve ser pensada num máximo de qualidade e fácil acesso. Deve, necessariamente, ser superior em qualidade quanto aos demais sites para atrair, cada vez mais, um maior número de visitantes.

Portais privados: Restrito a um grupo de utilizadores de uma organização. No caso de empresas, por exemplo, o portal privado pode ser usado por funcionários, chefes e distribuidores.

Portais públicos: Sem restrições de acesso, está disponível para qualquer utilizador da internet.

Portais horizontais: Procura atingir todos os membros de uma comunidade e, é claro, não se limita a necessidades de grupos específicos. Um portal horizontal oferece uma variada gama de informações, serviços e outros recursos como pesquisa, catálogos de produtos, serviço de mensagens, e-mail, compras on-line e criação de páginas pessoais.

Portais verticais: É interessante perceber as necessidades dos usuários para entender como e quando usar um portal vertical. ''Segundo um relatório publicado em janeiro de 2005, os motores de busca cobrem apenas uma parte muito pequena da web: apenas em cerca de 17% dos casos o utilizador encontra sempre o que procura, utilizando um motor de busca generalista''.
Nesse contexto, o portal vertical surge como meio para assuntos, grupos e consumidores específicos. Oferece em sua página estratégias adequadas e direcionadas para o mercado visado. ''O conceito de portal vertical é baseado na premissa de ligar clientes e fornecedores num ambiente focalizado''. São páginas que tratam de um único tema, mas com elementos e serviços diferenciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário