Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cultura em Opinião Pública:

 Cultura: Um Conceito Antropológico. 

 A Cultura Condiciona a Visão de Mundo do Homem. 

 A matéria é Opinião Pública. Para a aula de hoje, a professora disponibilizou um texto em que fala, nos mais diversos contextos, sobre a influência que nossa formação cultural desenvolve sobre nossa ''visão de mundo''. Um assunto de bastante interesse social, histórico e antropológico. Questionando sobre a compreensão do assunto, Marilda Cecília Dall'Agno fez algumas perguntas relacionadas ao texto. Segue o formulário: 

 1) Em nossos relacionamentos interpessoais (privados, profissionais e sociais) o quanto a cultura tem contribuído no fortalecimento das relações ou na instalação/promoção de conflitos?

 Saulo José: Considerando o conhecimento, a formação individual e as informações disponíveis no texto, está claro o quanto e como somos influenciados em nossas relações cotidianas pela cultura em formação. O comportamento, o discurso e as preferências no dia a dia são, primeiramente, humana, profissional e cultural. 

 É claro que nem sempre nossa própria formação contribui para valores positivos. Os conflitos sociais, por exemplo, gerados pela intolerância e pelo preconceito, demonstram o quanto temos como correto apenas a nossa vivência e realidade limitada. 

 2) o fator CONFIANÇA tem sido influenciado pelas questões culturais nos relacionamentos?

 Saulo José: Sem dúvida alguma. Se o ''indivíduo'' se relaciona com outro ser que pertence à uma mesma cultura, o processo de interação e confiança acontece naturalmente, facilitando as necessidades de ambos os lados. 

 3) E quanto a formação de nossa visão de mundo, compreensão de nosso papel como pessoas e como cidadãos, quais as possíveis influências da cultura?

 Saulo José: Primeiramente, assim como diz o texto, é preciso ter a consciência de que a nossa visão de mundo é, naturalmente, uma influência direta da própria formação cultural. Entretanto, ao abordar as influências que podem ser estabelecidas, envolve uma diversidade de situações e contextos. 

 Compreender o nosso papel como cidadão é aceitar o que a nossa formação ''prega'' como correto, a ser seguido. Dessa forma, a influência positiva da questão está, talvez, em seguir as regras e normas sociais que recebemos como único caminho e modelo de vida. Fica claro que o preconceito, a intolerância e os conflitos mostram o lado negativo da ''coisa''. 

 4) Qual poderá ser o papel da cultura no exercício profissional do comunicador?

 Saulo José: Esta em especial foi a que mais gostei de responder. Entretanto, tratar da influência cultural no jornalismo é quase que discutir aquela velha questão de que jornalista não interferi na opinião pública. O profissional, antes de ser profissional, também apresenta uma formação cultural própria. 

 Ou seja, o modo como ele irá desenvolver tal matéria, sobre determinado assunto, focando isso e não aquilo, não depende somente da técnica profissional, como também de sua formação cultural, de sua visão de mundo. Trabalhar o jornalismo em cima disso é mostrar para diferentes grupos que é possível conviver numa sociedade em que formações culturais diversas se encontram e se relacionam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário