Vote:

Páginas

Informação, opinião, filmes e fotografias:

- Particularmente, fazer postagem em blog é algo sério e interessante para o meu aprendizado. Por mais que o texto seja meramente um ''bom dia'' ou ''faz calor lá fora'', quero dizer que tudo têm um valor. É aqui que aprendo, erro e acerto. Gosto muito do meu blog, das postagens feitas desde o início e espero que você, leitor, encontre alguma coisa útil que lhe faça comentar ou criticar. Críticas (positivas ou negativas) são sempre aceitas e compreendidas. Pois, diga-se de passagem, é sempre bom ter um espaço pessoal e, supostamente, democrático.

sábado, 7 de agosto de 2010

Opinião Pública?

O que se entende por ''Opinião Pública''? Formação cultural? Conceito antropológico? Coletivo? Juízo das coisas que acontecem? Desenvolvimento do pensamento crítico? Cidadania? Cidadão? Governo? Manipulação entre governo? Mídia? Pessoas? Moda? Consumo? Pesquisa de Opinião? Instituição? Cultura? 
 Particularmente, ainda entendo pouco. Por mais que se afirme uma familiaridade com o assunto, devido as experiências na faculdade, a nova ''cadeira'' ou ''matéria'' do curso de jornalismo mostra-se interessante e necessária para a formação do jornalista, do cidadão. Entretanto, o primeiro dia de aula não foi exatamente aprofundado sobre temas, assuntos e debates, mas contribuiu para uma visão breve da disciplina. 
 Na dinâmica em sala, a professora, que se diz facilitadora de conhecimento, estimulou uma brincadeira entre alunos e disso estabeleceu algumas idéias sobre opinião pública. Cada grupo com seus respectivos balões, divulgando, fazendo seu ''merchan'', vendendo seu peixe, expressando idéias, discursos e ideologia. 
 Resumindo, o objetivo da aula foi mostrar o quanto estamos cercados de opiniões, discursos com e sem fundamentos. A diversidade de ''tentativas de convencimento'' era imensa. Bastava, portanto, acreditar no que mais chamasse a atenção do destinatário. 
 Outras aulas mais específicas, objetivas e bastante interessantes sobre opinião pública virá. Com muito orgulho estarei postando e abordando assuntos discutidos em sala. O tema, é de grande importância e, de alguma forma, nos ajuda a entender o poder público e suas relações com outros ''ramos'' da sociedade. 

2 comentários:

  1. hahahahaha muito boa..."a professora que se diz FACILITADORA do conhecimento...ahauahuahuhau..estou curiosa para ver o que tu vais aprender...vou esperar o post...beijos Cris

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim. Estaremos conversando sobre nossas aulas por aqui ou ao vivo mesmo hehe. Obrigado cris!

    ResponderExcluir